Tipos de seguro para médicos: principais e como contratar

O seguro de responsabilidade civil protege o médico contra danos financeiros causados por processos movidos por pacientes, enquanto o seguro saúde reembolsa despesas médicas, exames, internações, cirurgias e outros tratamentos de saúde que o profissional possa precisar. Confira os demais seguros médicos da lista!

Publicidade

Trabalhar na área da saúde é correr uma série de riscos diários. Dependendo da especialidade médica, essa vulnerabilidade é ainda maior. Avaliando estas condições, o seguro para médicos se torna a opção mais sensata a oferecer a esses profissionais.

Existem diversos tipos de seguro para médicos, que cobrem os profissionais que trabalham diariamente com doenças infectocontagiosas, assim como os que exercem a maior parte de suas atividades em ambiente cirúrgico, expostos a condições adversas.

Se você deseja se resguardar caso aconteçam problemas no decorrer das suas atividades e da profissão, a contratação de seguro para médicos é a melhor opção. Conheça os diferentes tipos e veja qual se adequa melhor à sua realidade!

Seguro de vida e Serit

Você que é médico, profissional de saúde, coloca a vida em primeiro lugar. Por isso, sabe da importância de ter um bom seguro de vida e SERIT. No entanto, alguns aspectos sobre o funcionamento desse tipo de seguro só revisitam quando ocorre o sinistro (evento coberto que ocasiona o pagamento da indenização).

Segundo levantamento feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no ano de 2021, 200 mil pessoas foram afastadas no Brasil por doenças mentais — e os médicos estão entre os profissionais mais afetados por transtornos mentais e comportamentais.

No dia a dia, eles estão expostos a esses e outros problemas que podem acarretar um afastamento temporário do trabalho.

Um afastamento por invalidez ou doença grave pode prejudicar a sua rentabilidade e carreira, sendo importante estar prevenido e se informar sobre todas as coberturas oferecidas. Confira algumas dúvidas frequentes dos beneficiários a seguir!

O que é seguro de vida?

É bastante comum confundir o seguro de vida com o seguro para médicos. O seguro de vida é um contrato para garantir proteção financeira aos seus familiares e pessoas que dependem de você, no caso da sua ausência. Pode ser usado, também, em caso de invalidez permanente ou doença grave.

Já o seguro para médicos cobre problemas que possam ocorrer durante a responsabilidade profissional médica.

O que é seguro para médicos e como funciona?

O seguro para médicos é uma solução eficaz de proteção desses profissionais. Ele garante uma indenização para o titular em casos de acidentes, doenças, entre outros problemas que podem comprometer o patrimônio.

Além disso, em caso de morte, o valor estabelecido na apólice é direcionado aos dependentes cadastrados pelo profissional durante a contratação. A cobertura depende do tipo de serviço contratado.

Como o seguro para médico funciona?

No seguro para médicos, a escolha e a substituição dos beneficiários é de livre escolha do segurado. Também é possível contratar um seguro tendo uma doença pré-existente. No entanto, nesse caso, o valor do seguro pode ser tornar mais caro — já que o risco do segurado é maior. 

Os seguros de pessoas com vigência superior a um ano contêm cláusula de atualização anual de valores, com base em um índice geral de preços estabelecido nas condições gerais. Assim, a cada ano, os valores dos prêmios e dos capitais segurados devem ser atualizados pela variação do índice pactuado.

Leia também: Melhor seguro de vida, entenda como escolher o mais adequado para seus objetivos

E quando não houver a indicação de beneficiários pelo segurado?

Nesses casos, aplica-se o Artigo 792 do Código Civil, que estabelece que o valor do seguro será dividido em 50% para o cônjuge não separado judicialmente e os outros 50% aos herdeiros legais, obedecida à ordem da vocação hereditária.

E, caso o segurado não tenha deixado cônjuge ou herdeiros, serão considerados beneficiários aqueles que provarem que o falecimento do segurado os privou de meios para garantir sua subsistência.

Há algum tipo de atualização do capital segurado e do prêmio ao longo da vigência do seguro?

Os seguros de pessoas com vigência superior a um ano contêm cláusula de atualização anual de valores, com base em um índice geral de preços estabelecido nas condições gerais. Assim, a cada ano, os valores dos prêmios e dos capitais segurados devem ser atualizados pela variação do índice pactuado.

O seguro faz parte da herança?

Conforme o artigo 794 do Código Civil, o capital segurado para a cobertura de morte não faz parte da herança do segurado e nem está sujeito a dívidas deixadas por ele.
Você é medico e/ou membro do Sistema Unimed? Confira todas as vantagens do nosso seguro de vida em grupo.

Quais são os tipos de seguro para médicos?

Como se trata de uma profissão com riscos específicos, existem diferentes tipos de seguro para médicos, com coberturas mais personalizadas. Veja abaixo quais são os principais tipos:

1. Seguro de responsabilidade civil

Conhecido também como RC médico, atua como um seguro de negligência médica, protegendo o profissional contra danos financeiros causados por processos movidos por pacientes. 

Dependendo da apólice, cobre o pagamento de indenizações e assessoria jurídica e despesas com advogados, oferecendo cobertura de erros e omissões para médicos.

2. Seguro empresarial

O seguro empresarial é ideal para médicos que têm clínica, consultório ou hospital, sendo um seguro para prática médica. Dependendo da apólice contratada, ele protege o espaço físico, equipamentos, medicamentos, entre outros bens.

3. Seguro saúde

O seguro de saúde para médicos reembolsa despesas médicas, exames, internações, cirurgias e outros tratamentos de saúde. O que diferencia o seguro saúde, do plano de saúde, é o médico ser livre para escolher o profissional ou clínica que ele quiser.

4. Seguro de vida  

Esse seguro para médicos é um dos mais conhecidos e contratados. Dependendo da apólice, cobre despesas com tratamentos de saúde por acidente ou doença. Caso o titular faleça, os dependentes do profissional com seguro de vida para médicos recebem indenização.

5. Seguro intercorrência 

Garante o pagamento das despesas médico-hospitalares decorrentes de complicações que podem ocorrer com pacientes. Isso evita que você comprometa o capital do seu consultório, hospital ou clínica. Dependendo da apólice, o seguro intercorrência cobre diárias de internação, medicamentos, serviços de enfermagem, alimentação, acomodação, entre outros.

Por que contratar um seguro para médicos?

No Brasil, seguir a carreira de medicina implica em uma série de desafios. Anualmente, o Conselho Nacional de Justiça registra, em média, 25 mil ações judiciais por erro médico.

E os dados não param por aí: de acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, a cada 10 acidentes de trabalho registrados no Brasil, 1 ocorre entre profissionais da saúde.

Imagine passar anos e anos estudando, fazendo residência, emendando plantões e, da noite para o dia, ver toda dedicação e esforço perdidos, seja por acidente ou problemas jurídicos?

O seguro para médicos surge como uma forma eficaz de prevenção. Ele possibilita toda tranquilidade de que você precisa para continuar oferecendo os melhores serviços e atendimentos para seus pacientes.

Quanto é um seguro médico?

Os contratos de seguro variam o valor dependendo da apólice escolhida. Ou seja, é necessário entrar em contato com a companhia de seguros médicos e escolher um plano para ter consciência de quanto ele custará.

Como contratar um seguro de vida?

A Seguros Unimed está à sua disposição para oferecer planos personalizados que vão te ajudar a resguardar sua profissão. Entre em contato com um agente licenciado de seguro para médicos para encontrar as melhores coberturas e tarifasEm suma, todos os tipos de seguro para médicos são bastante vantajosos. Então, entre em contato com um agente licenciado da Seguros Unimed e confira qual apólice de seguro é a ideal para você!