Prêmio Arte na Escola Cidadã 2023: confira!

Publicidade

O Prêmio Arte na Escola Cidadã está com inscrições abertas para sua 24ª edição. O prazo para se inscrever segue aberto até dia 11 de junho. 

A iniciativa reconhece e valoriza projetos em Artes desenvolvidos por educadoras e educadores artísticos de todo o Brasil.

O prêmio tem a missão de incentivar professoas/es, possibilitando visibilidade para projetos com potencial para transformar estudantes, cidadãos e comunidades. 

Inscreva-se para o Prêmio Arte na Escola Cidadã!

Esta edição faz uma homenagem a Marcelo D’Salete, autor da história em quadrinho chamada Angola Janga. A obra conta, a partir da perspectiva dos negros escravizados, a história dos antigos macambos do Quilombo dos Palmares.

Capa da HQ “Angola Janga”, de Marcelo D’Salete.

Crédito: Divulgação. 

Todos os inscritos receberão um material educativo no formato digital e um percurso on-line inspirados na obra de Marcelo D’Salete. 

O Prêmio Arte na Escola Cidadã é o maior prêmio arte-educação do Brasil. Na edição de 2022 foram recebidas um total de 1.016 inscrições de projetos de todas as regiões brasileiras.

Quem pode participar do Prêmio Arte na Escola Cidadã?

Podem participar do Prêmio Arte na Escola Cidadã professoras/es ou equipe de professoras/es que desenvolveram projetos envolvendo uma ou mais linguagens artísticas (música, teatro, artes visuais, dança, entre outras).

Os projetos devem ter sido realizados entre 2019 e 2022, em escolas de ensino regular públicas ou particulares, de todo o Brasil. 

Cronograma

A relação dos projetos aprovados para seguir na premiação será divulgado no dia 15 de junho.

Haverá um prazo de inscrição para a segunda fase do prêmio, que será aberto entre 15 de junho e 5 de julho.

A lista com os semifinalistas sairá no dia 4 de agosto. Esses participantes terão de 4 a 23 de agosto para submeter os portfólios e documentos necessários.

Os projetos finalistas sairão no dia 13 de setembro.

A cerimônia de divulgação dos premiados será realizada no dia 28 de setembro. 

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Premiação

A ou o professor premiado no Prêmio Arte na Escola Cidadã recebe R$ 10 mil, além de certificado para ela/ele e para a escola em que está vinculada/o. 

Além disso, a iniciativa também realiza uma produção em documentário sobre o projeto, apresentando o trabalho premiado para que sirva de inspiração para outras e outros educadores. 

Confira as categorias de premiação:

 

Por Lucas Afonso

Jornalista