papel e importância dos gestores escolares

Publicidade

O Dia do Diretor Escolar é celebrado no próximo domingo (12). A data é uma oportunidade para refletir sobre a importância que os gestores escolares possuem no universo da educação.

Para a realização de todos os processos que fazem parte do dia a dia de uma escola, o diretor escolar ocupa uma função importante e essencial. Na opinião de Carol Stancati, diretora da Skies Learning, o papel que os gestores escolares possuem é vital na construção da comunidade escolar próspera e ativa na formação, tanto de professores quanto dos estudantes”. 

Constamente, novas tecnologias são inseridas nos processos de ensino e aprendizagem e, por consequência, integradas às escolas. Esse é um dos desafios enfrentados pelos profissionais da gestão escolar que atuam na implementação desses recursos, afirma Stancati.

“Os gestores escolares são os orquestradores e maestros da comunidade escolar”


Carol Stancati

Carol Stancati, diretora da Skies Learning.

Nesse sentido, o compromisso e a busca pela excelência educacional fazem dos diretores escolares, agentes cruciais na e para a educação.

Confira também: ChatGPT na sala de aula: dicas para usar a ferramenta de inteligência artificial

O que faz o diretor escolar?

Entre as áreas de atuação do diretor escolar, segundo Carol Stancati, estão:

  • Liderança administrativa

  • Planejamento estratégico

  • Relacionamento com a comunidade escolar 

  • Supervisão pedagógica

Além de cuidar das atividades principais e fundamentais do ambiente escolar, os diretores escolares devem estabelecer relações com os familiares dos estudantes e, para além dos muros da escola, com a comunidade. 

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Desafios do diretor escolar 

Os principais desafios enfrentados pelo diretor escolar em sua prática envolvem os aspectos:

  • Gestão financeira

  • Diversidade e inclusão

  • Novas tecnologias

Diante dos movimentos da sociedade em relação às novas tecnologias, os diretores escolares atuam na implementação de inovações no ambiente escolar. Isso gera necessidade de mobilização de recursos para atualização de infraestrutura e formação dos professores, de acordo com Carol. 

Os gestores escolares devem atuar na promoção de um ambiente escolar que respeite a diversidade de estudantes e garanta uma educação inclusiva. Stancati reforça que esses profissionais têm de trabalhar em prol de um espaço acolhedor e implementar práticas que atendam as necessidades de todos os estudantes e seus familiares.

O papel dos diretores escolares é insubstituível, uma vez que está associado ao desenvolviemnto e sucesso das escolas. A entrega profissional é perceptível e isso deve ser reconhecido.

Os diretores escolares sofrem muita pressão socioemocional, eles lidam com emocional dos alunos, e com isso, há o desafio extra de ter uma abordagem muito sensível para apoiar o bem-estar emocional social da comunidade escolar toda e dele mesmo.”

Portanto, neste Dia do Diretor Escolar, é importante que a comunidade escolar e a sociedade compreendam o papel e a importância dos gestores escolares no desenvolvimento de uma educação de qualidade.

Veja também: Especialista comenta sobre o entretenimento como ferramenta pedagógica

 

Por Lucas Afonso

Jornalista