o que é, benefícios e como contratar=Modalidade de proteção financeira

Modalidade de proteção financeira oferecida por empresas ou organizações a um conjunto de colaboradores, o seguro de vida em grupo fornece cobertura em caso de morte, invalidez ou outros eventos adversos, promovendo segurança e tranquilidade para os segurados e suas famílias.

Publicidade

Toda empresa que se preocupa com a saúde e bem-estar de seus colaboradores deve tomar medidas que garantam isso. Uma delas é a contratação de um seguro de vida em grupo.

Esse tipo de seguro não apenas oferece proteção financeira aos colaboradores e seus familiares em caso de imprevistos, como também promove um ambiente de trabalho mais seguro e tranquilo.

Para a empresa, a contratação do seguro de vida coletivo representa um aumento na retenção de talentos, atração de candidatos qualificados, elevação da moral e o engajamento dos funcionários, além de possíveis benefícios fiscais.

Por sua vez, os colaboradores se beneficiam com uma camada extra de proteção financeira para si e seus familiares em momentos difíceis, garantindo paz de espírito, acesso a coberturas a custos atrativos, além da facilidade de adesão.

Essa estratégia não apenas fortalece o vínculo entre a empresa e seus colaboradores, mas também promove um ambiente de trabalho mais estável, seguro e positivo para todos os envolvidos.

A seguir, você encontra maiores informações a respeito do funcionamento do seguro de vida em grupo, suas coberturas e público-alvo. Vamos lá?

O que é o seguro de vida em grupo?

Um seguro coletivo é uma modalidade de seguro oferecida por empregadores, associações ou entidades, destinado a um conjunto de pessoas ligadas por um interesse comum.

Seu principal objetivo é trazer a tranquilidade e o amparo para os seus segurados em caso de imprevistos e situações adversas, como morte de qualquer natureza, incapacitação ou doenças graves, por exemplo.

Essa é uma forma eficaz de proporcionar segurança aos funcionários e às suas famílias. Em outras palavras, caso ocorra um dos eventos cobertos pela garantia, é assegurado o recebimento da indenização da cobertura prevista na apólice.

Uma das principais características do seguro de vida em grupo é que ele é emitido para um grande número de indivíduos, com base em critérios coletivos, como a relação empregatícia ou associativa, e não em critérios individuais de risco.

Como funciona o seguro de vida em grupo?

O seguro de vida em grupo irá depender do tamanho da empresa e das necessidades específicas dos seus funcionários. Isso significa que, na hora de contratar, a empresa precisa ter em mente seu ramo de atuação, particularidades dos trabalhadores e possíveis riscos.

Quanto às coberturas, os segurados podem contar com benefícios variados, incluindo situações de óbito, possíveis acidentes, doenças graves e invalidez. Já o prêmio a ser pago mensalmente é variável.

A vigência do contrato geralmente é de um ano. Para aqueles que têm dúvidas, um corretor especializado da Unimed pode auxiliar na escolha do melhor produto.

Leia também: O que é invalidez permanente causada por acidente e como contratar um seguro para se proteger

A quem o seguro de vida em grupo está destinado?

O seguro de vida em grupo foi pensado para atender as necessidades do empregado. Por isso, ele deve ser contratado pela empresa ou organização que deseja proteger os seus colaboradores. Neste caso, ele pode ser contratado por organizações de diferentes portes e segmentos.

As especificações de contratação, como a quantidade de pessoas cobertas, vão variar a depender do seguro de vida em grupo oferecido pela seguradora escolhida. Assim, é importante contratar uma seguradora confiável e com experiência no ramo.

Existem muitas possibilidades no mercado. Pode ficar tranquilo! A Seguros Unimed, por exemplo, oferece formatos flexíveis para atender empresas de diferentes tamanhos. Dessa forma, você poderá contratar um seguro na medida certa.

Qual a diferença entre seguro de vida individual e em grupo?

A principal diferença entre o seguro coletivo e o individual é que o primeiro é contratado pela empresa, com um conjunto de benefícios padronizados, enquanto o seguro de vida individual é contratado para uma única pessoa, apresentando um caráter personalizado de acordo com o perfil do indivíduo.

Ao contratar um seguro de vida individual, o segurado dá prioridade às suas necessidades, baseando o prêmio em seu perfil de risco e escolhendo quais serão os seus beneficiários. No geral, ainda é preciso apresentar exames médicos e comprovações de saúde.

Já no caso do seguro de vida em grupo, oferecido pelos empregadores, os benefícios e coberturas geralmente são padronizados para todos os membros do grupo. Além disso, os prêmios costumam ser mais acessíveis, já que a adesão será feita em larga escala.

Por outro lado, o seguro em grupo muitas vezes é limitado, deixando de fora algumas necessidades individuais, mas na maioria das vezes, não exige documentação médica para os funcionários fazerem parte das apólices.

Tipos de seguro de vida em grupo

Existem diferentes tipos de seguro de vida em grupo. Eles são categorizados conforme o custo, cobertura contratada, entre outras coisas. A seguir, você conhecerá quais são os principais:

  • Plano não contributário: A organização arca com todas as despesas da apólice contratada.
  • Plano contributário: os membros do grupo pagam o valor total da mensalidade ou dividem os custos acordados com a empresa. Neste caso, o valor pode ser descontado da folha de pagamento do colaborador.

Quais são as regras deste tipo de seguro?

Cada modalidade de seguro de vida em grupo conta com um conjunto de cláusulas específicas. Elas estabelecem obrigações e os direitos do segurado, da empresa e da seguradora.

A quantidade de vidas incluídas no seguro, como já dissemos, pode variar. Além disso, de acordo com cada contrato, é possível incluir novos membros por meio de adesão compulsória ou facultativa.

Principais coberturas

Geralmente, a cobertura básica do seguro de vida em grupo inclui a morte do segurado, natural ou acidental, devidamente coberta pelo seguro. Dependendo do contrato a cobertura para funeral também pode estar inclusa.

A invalidez permanente total ou parcial por acidente (IPA) está entre as principais coberturas do seguro de vida em grupo. Nesse caso, o segurado recebe a indenização caso sofra um acidente que culmine em perda, redução ou lesão física irreversível causada por acidente devidamente coberto.

Os casos de incapacidade temporária por doença ou acidente também são previstos em alguns contratos. Isso significa que, se o segurado desenvolver alguma enfermidade que o incapacite de exercer a sua atividade profissional, ele terá direito a indenização da cobertura.

Há ainda as coberturas e serviços adicionais, como indenização em caso de rescisão de contrato, auxílio alimentação, diárias hospitalares, custos de medicamento, doença congênita de filhos, entre outras.

Como você viu, as possibilidades são amplas e você tem a liberdade de escolher as combinações de coberturas e serviços no seguro de vida em grupo mais adequadas, de acordo com as necessidades da sua empresa e colaboradores. Lembre-se de que o seguro de vida em grupo deve ser encarado como investimento e proteção.

Quanto custa um seguro de vida em grupo?

O custo de um seguro de vida em grupo varia significativamente, dependendo de diversos fatores, como a idade e o perfil do grupo segurado, o valor da cobertura desejada, as condições de saúde do grupo, as características da atividade da empresa ou entidade contratante, entre outros.

Os prêmios do seguro de vida em grupo também podem variar segundo as coberturas incluídas na apólice, como morte por qualquer causa, invalidez total ou permanente, doenças graves, entre outras.

O que é seguro de vida em grupo PME?

O seguro de vida em grupo PME (Pequenas e Médias Empresas) é uma modalidade específica de seguro coletivo, direcionada para empresas de pequeno e médio porte. Assim, ele é projetado para atender às necessidades de proteção financeira dos funcionários dessas empresas, oferecendo benefícios similares aos encontrados em seguros de vida de grupo tradicionais.

Essa modalidade é adaptada para atender às características e demandas específicas das PMEs, como custos acessíveis, processos simplificados de contratação e gerenciamento, além de oferecer uma gama de coberturas que podem incluir morte por qualquer causa, invalidez total ou permanente e até mesmo cobertura para despesas médicas relacionadas a acidentes.

Resumindo, o seguro de vida em grupo PME é uma maneira eficaz para as pequenas e médias empresas fornecerem um pacote de benefícios atraente aos seus funcionários, ajudando a atrair e reter talentos, bem como a promover um ambiente de trabalho mais seguro.

Além disso, esses seguros de vida são uma parte importante do planejamento financeiro e do pacote de benefícios oferecidos pelas PMEs aos seus colaboradores.

Quer contratar um seguro completo e confiável? Então, conheça as opções da Seguros Unimed.

Posts relacionados

ATIVIDADE FÍSICA

ATIVIDADE FÍSICA

Por que as pessoas têm tanta dificuldade em aderir a uma rotina de atividades físicas para emagrecer, entrar em forma Leia mais