O carnaval chegou: como garantir seu bem-estar

Publicidade

Nada de correr atrás do trio elétrico sem levar sua garrafinha de água junto com você. Isso porque o carnaval acontece em pleno verão e, com o sol, o calor e toda a agitação que faz a gente suar sem parar, você precisa manter seu corpo bem hidratado. A água faz parte de quase todos os processos metabólicos do organismo e a desidratação pode causar dor de cabeça, sonolência, tonturas, fraqueza, cansaço e aumento da frequência cardíaca.

E se você é daquele que acha que a cerveja já está te hidratando, não se engane: o álcool tem função diurética e acaba estimulando seu corpo a eliminar mais água através da urina, agravando, inclusive, a desidratação. Modere também o consumo de bebidas energéticas que possuem alto teor de cafeína e são capazes de desregular seu sono e interferir na saúde cardiovascular.

Também não dá para ficar pulando até a Quarta-Feira de Cinzas, enfrentando aquele solzão, sem usar protetor solar, né? Além de prevenir o desenvolvimento do câncer de pele, quando usado corretamente, o protetor solar evita o envelhecimento precoce da pele e as queimaduras solares. Ele atua protegendo a gente das radiações UVA e UVB. Por isso, aplique a cada duas ou três horas, principalmente se estiver suando muito. É recomendável que o produto possua fator de proteção solar acima de 30 FPS. E para deixar a proteção mais completa ainda, invista em um chapéu estiloso, óculos de sol e roupas com fator de proteção solar.

Cuidado para não se empolgar e sair experimentando aquela comida apimentada da qual você não está acostumado, peixes, carnes cruas, frituras e alimentos de locais que não tem a menor condição de higiene, afinal, ninguém quer passar mal no Carnaval de intoxicação alimentar. O ideal é fazer refeições leves e saudáveis, a cada três horas, porque elas ajudam a manter energia para você curtir a folia, regulando o metabolismo e a fome.

Tudo bem que você quer ir naquele estilo, mas cuidado com as roupas e sapatos que machucam. Lembre-se que você passará longos períodos em pé, caminhando e dançando, então, o vestuário deve ser leve, confortável e facilitar a transpiração para você aguentar todos os dias sem bolhas nos pés e sem ficar desidratado. Fuja também de modelos que prejudiquem seus movimentos, a circulação sanguínea e de tecidos sintéticos que possam causar alergias.

Além disso, não se esqueça de escolher o “amigo da vez” que não vai beber nenhuma gotinha de álcool e será o responsável por levar todo mundo em casa, de carro, em segurança ou vá de táxi/motorista por aplicativo. Ah, e carrega na carteira ou na sua bolsa preservativos porque é fundamental você se prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis para poder aproveitar muito carnavais só na alegria.

Agora, se você é daqueles que curte mais ver as escolas de samba desfilando na TV, aproveite o carnaval para descansar. O ano está começando e o ritmo tende a acelerar. Esse feriado é uma ótima oportunidade para você apostar na sua recuperação física e mental, afinal, o descanso contribui para nosso bem-estar, melhorando nossa performance cognitiva, nosso sistema imunológico e ajudando a gente a enfrentar o estresse.

Posts relacionados


SAÚDE DO HOMEM







Investir em uma alimentação saudável e visitar o médico regularmente são atitudes essenciais para evitar os males do coração e Leia mais