livro aborda tema para pais e filhos

Publicidade

As novas tecnologias tem revolucionado cada vez mais os processos e ambientes de trabalho. Essas mudanças provocam questionamentos inevitáveis de quais profissões existirão daqui 30, 50, 100 anos. Como será o mercado de trabalho do futuro?

Ricardo Cavallini escreveu o livro “Para os seus próximos mil anos: um manual para as profissões que ainda não existem” que levanta reflexões e insights sobre essa questão.

A obra é destinada a pais e filhos e propõe uma reflexão sobre a vida profissional do futuro. O autor aborda o quanto as transformações tecnológicas podem afetar o mercado de trabalho que tende a mudar constantemente.

 

“As regras do jogo mudam a cada momento, e já não basta frequentar uma boa escola, aprender inglês e ou ser ‘nativo digital’ para lidar com essa nova realidade. E, se pensarmos que essa nova geração deverá viver 90 ou 100 anos, conforme diferentes projeções, o desafio fica ainda maior”

Ricardo Cavallini

O livro será lançado no próximo dia 24 de agosto, na Learning Village, Rua Harmonia, nº 1250, Vila Madalena, em São Paulo (SP). O evento será realizado entre às 18h e 21h. A obra é da Editora Conectomus e custa R$65.

Capa do livro “Para os seus próximos mil anos: um manual para as profissões que ainda não existem” de Ricardo Cavallini.Crédito: Divulgação.
 

Produção do livro

A obra surge da ideia de escrever um livro pra sua própria filha que pudesse ajudá-la a pensar sobre as profissões e qual carreira seguir.

Ricardo trabalha na Singularity University e por lá ele percebeu que os executivos estudantes relatavam a aflição dos filhos nesse dilema da profissão.

O educador utilizou de suas vivências profissionais para conduzir a escrita do livro. Ele é um dos precursores do Movimento Maker no Brasil e ao longo de sua carreira trabalhou com as mudanças e a ajudar pessoas e empresas a olharem para o futuro.

Autor de outros livros, Ricardo evidenciou também, nessas outras produções, a perspectiva da aflição do futuro e o quanto ele pode ser impactado pelas tecnologias.

A obra envolve temas como:

    • Velocidade da mudança tecnológica e seus impactos na cultura e no universo dos negócios;
    • Previsão de impactos tecnológicos no universo dos negócios nas próximas décadas;
    • Reflexão sobre a escolha da profissão.
Ricardo Cavallini.

Crédito: Beto Riginik.
 

Saiba mais: Entretenimento como ferramenta pedagógica

Por que ler “Para os seus próximos mil anos”?

Ricardo enfatiza que a escolha da carreira é um momento de decisão complexo e difícil na vida de uma pessoa.

Em uma realidade em que novas ferramentas ganham espaço nas relações sociais, tal como é com a Inteligência Artificial, surgem questionamentos como “Quais profissões vão surgir? Quais vão morrer? Existirá emprego no futuro? O que é possível fazer para nos preparar para  essas mudanças e, antes disso, quais mudanças podemos esperar?”, elenca Cavallini.

Nesse fluxo, é comum as dúvidas e as incertezas.

Com isso, para o autor, o livro serve para provocar reflexões sobre a temática, pensar sobre o futuro e instigar a um planejamento a longo prazo

 

“Nem sempre é fácil para os pais e mães conversarem com adolescentes, nem sempre é fácil para adolescentes conversarem com a família. Mais do que dar fórmulas mágicas ou apresentar verdades absolutas, eu espero que o livro sirva como guia para que essa discussão seja feita em família, entre pais, mães e jovens”

 

Ricardo Cavallini

 

Ele recomenda a leitura em família do livro e que cada uma procure a melhor forma de desenvolver essa leitura.

Não é necessário que os capítulos sejam lidos em ordem, uma pessoa pode ler e conversar sobre o que leu com o outro, todos podem ler.

Saiba mais: As vantagens e desvantagens do ChatGPT na educação

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Quem é Ricardo Cavallini

Ricardo Cavallini é paulista e um dos pioneiros do Movimento Maker no Brasil.

Ele é professor na Singularity University e embaixador da publicação MIT Sloan Management Review Brasil. Já atuou como colonista do UOL sobre inovação e tecnologia, sendo reconhecido como um dos três colunistas de tecnologias mais admirados do país.

Cavallini é um dos apresentadores do reality show Batalha Maker, sobre a cultura maker, transmitido no Discovery Channel.

O educador é criador do RUTE, um kit educacional eletrônico e ecológico, desenvolvido para estudantes de escolas públicas que não tem acesso a tecnologia.

Por Lucas Afonso

Jornalista