como escolher o plano ideal?

Embora algumas pessoas evitem pensar sobre o seguro de vida, essa é uma proteção importante e necessária, sobretudo para a família do titular. Escolher a melhor opção do mercado não é uma tarefa fácil e exige muita pesquisa e a análise de diversos tópicos.

Publicidade

Contratar o melhor seguro de vida para seu perfil te ajuda a proteger financeiramente os seus dependentes. Além disso, existem seguros de vida que  fornecem acesso a serviços de qualidade para o próprio segurado, que podem ser solicitados em situações delicadas. 

Se o seu desejo é estar preparado para os imprevistos que a vida pode apresentar, confira como encontrar um Seguro que esteja conforme as suas necessidades. Continue a leitura e saiba mais! 

Quais os critérios a serem considerados ao escolher o melhor seguro de vida?

A primeira coisa que você deve fazer é se familiarizar com os principais termos e conceitos que envolvem a aquisição. O entendimento sobre o assunto é fundamental para te ajudar a escolher o seguro certo.

Alguns termos encontrados são:

Cobertura

É o suporte que a seguradora deve oferecer. A cobertura fica descrita no contrato e pode abranger morte, invalidez, doenças graves, acidente, entre outros. O contrato é a apólice do seguro, um documento que contém os detalhes e as coberturas propostas. 

Prêmios

Os prêmios são os valores que o segurado paga mensalmente pelo Seguro.

Carências

É o período estipulado na contratação no qual o segurado ou seus beneficiários devem aguardar para ter direito ao pagamento da indenização — assim como acontece nos convênios médicos.

Coberturas adicionais

As coberturas adicionais são coberturas opcionais no Seguro, não sendo de contratação obrigatória como a cobertura básica. 

Cada apólice de seguro de vida pode oferecer coberturas adicionais personalizadas.

Diferentes tipos de seguro de vida disponíveis

Quem não conhece muito bem a respeito desse seguro de vida acredita que a cobertura por morte é a única cobertura. No entanto, existem diversos tipos de seguro, que não se resumem a isso:

Seguro de morte

Existem dois tipos de cobertura de morte: cobertura de morte e cobertura de morte acidental. Nas duas opções, o prêmio é pago para os beneficiários da apólice, no caso da morte do segurado.

O que diferencia os dois é que, no seguro de morte por acidente, a indenização só é paga para causas de mortes acidentais.

Seguro de invalidez

Os seguros por invalidez fornecem uma indenização no caso de invalidez permanente total ou parcial por acidente, ou invalidez funcional permanente total por doença. 

Caso o indivíduo tenha interesse, ele consegue contratar um único seguro que cobre a invalidez permanente por acidente ou doença. 

Seguro de despesas médicas

Como o próprio nome diz, os seguros por despesas médicas cobre gastos com despesas médicas, hospitalares e odontológicas. Os prêmios em questão dependem do seguro escolhido e podem custear internações, consultas médicas, afastamento do trabalho por questões de saúde, entre outros.

Seguro de doenças graves

Aqui, o segurado recebe uma indenização pela descoberta de um diagnóstico definitivo de doenças graves. Cada seguradora possui um rol próprio de doenças graves cobertas pelo seguro. 

Os interessados podem fazer de forma individual, ou contratar um seguro de vida coletivo

Dicas para encontrar o melhor seguro de vida

Não hesite em perguntar sobre tudo que você deseja saber! É importante que a seguradora/corretora preste os devidos esclarecimentos a respeito do melhor seguro de vida para seu perfil.

Quanto mais questionamentos você tiver, maiores serão as possibilidades de conseguir o seguro na medida certa para você. Também avalie a credibilidade da empresa, pesquise sobre sua reputação na internet e não deixe de perguntar a outros clientes a respeito da confiabilidade.

Outra dica importante é reconhecer as suas necessidades, para saber como escolher o seguro de vida conforme o seu perfil.

Qual é o tempo de carência do seguro de vida?

O tempo de carência pode variar de acordo com as coberturas contratadas. 

O que não é coberto pelo seguro de vida? 

A apólice de seguro de vida traz uma lista de eventos cobertos e também elenca as situações que não são passíveis de cobertura. Esses casos são chamados de riscos excluídos.

Quem tem direito ao seguro de vida em caso de morte? 

Ao assinar o contrato de seguro de vida, o titular da apólice deve indicar quem serão os seus beneficiários em caso de morte. Sendo assim, se vier a falecer, seu desejo manifesto será respeitado, sendo paga a indenização para as pessoas informadas.

Quanto custa um seguro de vida?

O preço das parcelas está diretamente relacionado ao tipo de seguro e às coberturas. O valor final também depende da sua idade, profissão e renda mensal. Faça orçamentos e simulações de seguro para escolher a proposta que mais se adequa ao seu perfil. 

Além disso, é importante considerar o custo-benefício. Afinal, pode não ser muito vantajoso economizar no preço das mensalidades e não contar com uma cobertura eficaz e que não resolverá seus problemas. 

Quando contratar um seguro de vida?

Cada pessoa possui preocupações e necessidades muito particulares. O mercado de seguros oferece uma variedade de produtos para atender diferentes perfis.

Afinal, estamos falando de uma estratégia que garantirá mais tranquilidade caso ocorra algum imprevisto. 

Já que não temos o poder de prever os acontecimentos, o ideal é contratar uma seguradora confiável. Dessa forma, você e sua família estarão preparados para lidar com imprevistos.

Leia também: Seguro de vida: sou mãe e agora?

Qual é o melhor seguro de vida? 

Fazendo uma comparação, a Seguros Unimed é uma seguradora com mais de 30 anos de história, que oferece um dos melhores seguros de vida do mercado 

Devido a nossa longa jornada, temos experiência em identificar o que você precisa e proporcionar os melhores cuidados para quem você ama. Por esse motivo, conte com a Seguros Unimed para ter mais proteção e segurança. Faça a sua cotação!

Posts relacionados


ATIVIDADE FÍSICA







Por que as pessoas têm tanta dificuldade em aderir a uma rotina de atividades físicas para emagrecer, entrar em forma Leia mais