como escolher o ideal para você

O Seguro de Vida funciona como uma espécie de proteção financeira. Existe uma grande variedade de seguros, que cobrem desde morte natural e acidental até despesas médicas do segurado.

Publicidade

Para algumas pessoas, o tema seguro de vida ainda é um grande tabu. A crença limitante de que devemos pensar somente em coisas boas, impede que o indivíduo se prepare para imprevistos que possam ocorrer. 

Mas você já pensou em como ficarão os seus dependentes caso ocorra um sinistro? O seguro de vida é um alívio financeiro para os seus familiares. Mesmo que deixe uma herança, seus entes queridos ficarão desamparados durante o processo de inventário.

Além disso, muitas apólices de seguro de vida não oferecem apenas um alívio para os dependentes. Em muitas ocasiões, o próprio segurado consegue aproveitar as coberturas — como em casos de doença grave, incapacitação temporária ou invalidez.

Confira o nosso guia de seguro de vida, para saber como ele funciona, quais são os tipos existentes e como contratar uma apólice. Boa leitura!

O que é um seguro de vida?

O Seguro de Vida funciona como uma espécie de proteção financeira. Isso porque ele paga indenizações às pessoas indicadas na apólice ou ao próprio segurado dependendo da cobertura contratada. 

Neste contexto, essa é uma boa forma de proporcionar mais segurança e tranquilidade para a família, já que ele permite fazer um planejamento financeiro, antecipando imprevistos.

Quais são os diferentes tipos de seguro de vida disponíveis?

Para escolher um seguro de vida, é preciso saber quais são os tipos existentes e analisá-los, segundo as suas características. Veja a seguir quais são os diferentes tipos de seguros de vida disponíveis:

Seguros de vida mais conhecidos

  • Seguro de morte: nesse caso, a indenização só é paga no caso da morte do segurado. Ele cobre causas de morte natural e acidental, sendo que para casos de suicídio, existe uma carência de 2 anos;
  • Seguro de morte acidental: outra opção para o seguro é o seguro de morte acidental.  Essa cobertura indenizará o beneficiário apenas em casos de morte acidental do segurado; 
  • Seguro de invalidez permanente total ou parcial por acidente: aqui, é o próprio segurado que recebe a indenização no caso de perda, redução ou incapacidade — total ou parcial — de algum órgão ou membro, devido a acidente pessoal; 
  • Seguro de invalidez funcional permanente total por doença: essa cobertura paga ao segurado um valor, caso ele desenvolva alguma doença que necessite depender totalmente dos cuidados de terceiros;

Leia também: Quais as coberturas de um seguro de vida?

Outros tipos de seguros de vida existentes

Esse guia de seguro de vida também apresenta opções menos famosas, mas que também são muito vantajosas para os segurados. Confira! 

  • DIT/SERIT (Diária por Incapacidade Temporária): se você sofrer um acidente ou ficar incapacitado de trabalhar, devido a alguma doença, esse seguro paga as suas diárias. Sendo que, dependendo do tempo afastado, esse valor é pago mensalmente. Contudo, as diárias só passam a ser contabilizadas a partir do 7º ou 10º dia do afastamento conforme opção de franquia escolhida.
  • DMHO (Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas): já pensou em receber o reembolso das suas despesas médicas? Com o DMHO, o segurado, mediante comprovação, consegue reaver o dinheiro gasto com despesas hospitalares, médicas e odontológicas, em caso de acidente;
  • DIH (Diária por Internação Hospitalar): o DIH abrange apenas o pagamento de diárias hospitalares, em caso de internação do segurado. Essas diárias são contabilizadas a partir do 4º dia de internação;
  • Doenças Graves: a indenização no seguro de doenças graves é paga no caso de diagnóstico definitivo de doenças críticas. É importante consultar a seguradora, pois cada uma possui um rol específico das doenças cobertas.

Algumas doenças consideradas graves no rol das seguradoras são: determinados tipos e graus de câncer, Infarto, Alzheimer, Insuficiência Renal Terminal, AVC, entre outras.

Quais são os benefícios do seguro de vida?

Os principais benefícios do seguro envolvem a área financeira — visto que as indenizações pagas pela seguradora geram um alívio financeiro para os beneficiários e, dependendo da apólice, até mesmo para o segurado. 

O seguro de vida permite:

  • Que o indivíduo se prepare para imprevistos;
  • Tenha um apoio financeiro no caso de doença grave, incapacitação temporária ou invalidez;
  • Faça um planejamento financeiro sem precisar se preocupar com despesas médicas, invalidez ou morte.

Fatores a serem considerados ao escolher um seguro de vida

Como se faz um seguro de vida? A resposta é bem simples: basta entrar em contato com a seguradora, conhecer os produtos disponíveis e escolher quais coberturas são ideais para você.

Mas, como funciona o pagamento de um seguro de vida? É importante deixar claro que os valores de capitais variam conforme a cobertura escolhida. Eles são, geralmente, pagos mensalmente, ou em pagamento único.

Outros pontos que devem ser analisados na hora de escolher um seguro de vida, são os seguintes:

Cobertura

Existe uma grande variedade de seguros de vida, que cobrem desde morte acidental até despesas médicas do segurado. Para contratar o seguro certo, tenha em mente qual é a sua prioridade.

Prêmios

O que o produto escolhido tem a oferecer? O prêmio de Seguro é o valor que o segurado paga mensalmente pelo seguro. 

Esses valores são definidos pela própria seguradora, com base nas informações cedidas pelo contratante do Seguro e conforme coberturas e capitais escolhidos.

Exclusões

O interessado em contratar um seguro de vida também deve se atentar para as exclusões da apólice. As exclusões são as condições ou sinistros, não cobertos pelo contrato.

Dessa forma, caso eles aconteçam, os beneficiários não receberão nenhum tipo de indenização pelo ocorrido.

Coberturas adicionais

As coberturas adicionais do seguro de vida são aquelas que não fazem parte das coberturas básicas que não fazem parte da cobertura básica obrigatória. Elas ajudam a complementar a apólice, ampliando a proteção oferecida pela seguradora. 

Processo de contratação de um seguro de vida

Para ter acesso aos benefícios proporcionados por uma apólice de seguro de vida, a pessoa precisa entrar em contato com a seguradora e demonstrar interesse em adquirir um produto.

Na apólice do Seguro, está especificado o tipo de seguro contratado, as coberturas adicionais oferecidas pela seguradora e o valor do prêmio. O segurado também encontra na apólice o nome do beneficiário indicado por ele e as demais condições.

Como calcular a cobertura necessária?

Quer saber qual o valor mensal de um seguro de vida? Esse cálculo é realizado pela própria seguradora, usando de base dados como sexo, idade, profissão, estado civil e saúde do segurado.

Por exemplo, para saber quanto custa um seguro de vida no valor de 500 mil, é preciso entrar em contato com a seguradora e fazer uma simulação, fornecendo seus dados.

As companhias realizam uma análise estatística que avalia as probabilidades de riscos que o segurado pode enfrentar. Ou seja, um seguro de 500 mil pode ter um valor diferente dependendo do perfil do indivíduo segurado.

Dicas para encontrar o melhor seguro de vida

Saiba como encontrar o melhor seguro de vida para você:

  1. Pesquise previamente sobre o seguro de vida: quanto mais informações você obter a respeito, mais fácil será para conversar com a seguradora e chegar a um contrato satisfatório;
  2. Saiba escolher a cobertura alinhada às suas necessidades: a sua profissão oferece riscos para a sua vida ou saúde? Tenha em mente as suas necessidades, na hora de escolher o seguro de vida ideal; 
  3. Tire as suas dúvidas: busque esclarecer todas as informações que não ficaram tão claras para você durante a negociação. Pois somente tirando as dúvidas, conseguirá um Seguro de vida de acordo com suas necessidades.

Em resumo, é fundamental adquirir um seguro de vida e proteção financeira familiar. Uma vez que esse contrato proporciona mais tranquilidade e segurança no dia a dia. Nesse sentido, acesse o portal de Seguros Unimed e entre em contato com um agente licenciado e descubra qual é a melhor opção para você!