Bienal Eduko: novos formatos para a educação

Publicidade

Nos dias 28 e 29 de julho, o Sesc Palladium, no centro de Belo Horizonte, recebe a 1ª edição da Eduko – Bienal de Novos Saberes. O evento reúne educadores, gestores e estudantes para compartilhar ideias e debater novos formatos para uma educação inovadora e inclusiva.

Para além da ideia de congresso, a intenção é que a Eduko se consolide enquanto uma plataforma para conectar profissionais da educação e estudantes. A ideia é possibilitar com que o público participante reflita e ressignifique sua atuação no campo educacional a partir dos conceitos: questionar, entender e transformar. 

O diretor de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc em Minas, Joaquim Antônio Gonçalves, comenta que a Eduko é uma importante oportunidade para olhar para o futuro, avaliar os desafios e necessidades da educação e se adaptar aos novos cenários que estão se estabelecendo. 

A Eduko reforça o processo de transformação do mercado educacional, destaca a gerente de Educação do Sesc em Minas, Maria Emília Caldeira.

“Temos atualmente uma enormidade de recursos e possibilidades tecnológicas que permitem a inovação em diversas áreas, mas que ainda precisam ser discutidas como ferramentas que auxiliam a aprendizagem. É essa discussão que a Eduko pretende proporcionar nessa primeira edição, realizada com muito empenho curatorial para encantar o mundo educacional e se tornar o principal evento de Educação em Minas Gerais”


Maria Emília Caldeira – Gerente de Educação do Sesc em Minas

Programação da Eduko

Na programação da Eduko estão palestras, encontros especiais e talks que serão realizados no Grande Teatro Sesc Palladium. O evento se inicia na tarde da sexta-feira (28/07) e segue até a noite do sábado (29/07).

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Djamila Ribeiro e Leandro Karnal, grandes pensadores contemporâneos brasileiros fazem parte do elenco de convidados da Eduko. Karnal falará sobre o ato de educar no mundo líquido, já Djamila apresentará a temática de lugar de fala na Educação 5.0.

Entre os destaques internacionais do evento está a participação do português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, em Portugal, e referência em novos modelos educacionais. Pacheco irá comandar a palestra “Escola da Ponte: experiências de aprendizagem que transformam”. 

Antoni Zabala, presidente e diretor pedagógico do Instituto de Recursos e Investigação para a Formação, situado em Barcelona, também estará presente na Eduka. Na palestra de Zabala, os participantes poderão conferir mais sobre metodologias ativas, modelos híbridos e tecnologias digitais. 

Na lista de convidados também estão Alexandre Le Voci Sayad, Lua Couto, Rodrigo Mendes, Clélia Rosa, Jaqueline Coêlho, Fernanda Furia, Ronaldo Gazel e Sofia Fada (grupo Kriativar), Paulo Tomazinho e Marlon Brunetta (Grupo Moonshot) e Gabriela Augusto.

Espaço Eduko

O evento contará com um espaço de experimentações que oferecerá atividades interativas para instigar reflexões sobre futuros possíveis no campo da educação e na era da transformação social e digital.

Atrações culturais

A Eduko terá em sua programação atividades artísticas e de entretenimento.

O músico Zeca Baleiro com mais de 20 anos de carreira fará um show musical. O Grupo Trampulim realizará uma intervenção cênica. E os participantes poderão assistir também a uma palestra cênico-literária realizada pelo ator Odilon Esteves.

Confira mais informações no site da Eduko.